Família

26/11/2020 08h00

A magia do Natal está viva

A Serra Gaúcha abriga os maiores eventos do país dedicados ao Natal, que também são destaque entre os maiores do mundo

Por Nosso Bem Estar

Cleiton Thiele
Natal

Natal Luz

Em 1986, a cidade de Gramado criava o Natal Luz para ser um atrativo turístico numa época do ano com baixo fluxo de visitantes na região. Acabou se tornando o principal atrativo.  

A inspiração veio de uma pequena cidade alemã, Rotemburgo, onde o Natal está presente o ano todo. Reza a lenda (e a história), que a ideia foi trazida de lá pela família Hoppner, empreendedora na área de hotelaria em Gramado, e acolhida pelo poder público da época. Mas, principalmente, abraçada pela comunidade que participou ativamente e investiu recursos próprios para encher a cidade de decorações natalinas. Karen Dinnebier, diretora do arquivo público municipal iniciou um trabalho em 2018 para compilar e disponibilizar imagens da época. Para isso, convida moradores e visitantes a compartilhar fotos para um acervo comum que está sendo montado neste SITE.

SÃO PEDRO

A primeira edição ficou marcada. Previsto para ser lançado dia 20 de dezembro, o Natal Luz precisou ser adiado para o dia 27 por conta de fortes chuvas, “apesar de São Pedro ser o padroeiro da cidade”. Mas o brilho das luzes irradiou, o evento cresceu e gerou frutos. Dois anos depois surgia o Sonho de Natal de Canela. O Natal na região ganhou decorações criativas, desfiles temáticos, espetáculos teatrais e musicais, shows e muitas outras atrações. A Aldeia do Papai Noel fica aberta o ano todo. Em Canela, o bom velhinho é radical, com alpinistas vestidos de Papai Noel descendo do alto da torre de 65 metros de altura da Catedral de Pedra.  Nova Petrópolis encanta turistas e moradores com a magia dos Globos de Neve no Natal no Jardim da Serra Gaúcha.

Com a pandemia, uma série de mudanças foram necessárias para comemorar o Natal em 2020. Tudo precisou ser repensado para que a arte e o encantamento de milhares de pessoas possam ser mantidos, desde que a saúde de todos esteja sempre em primeiro lugar.

Entre as adaptações está a chegada do Papai Noel online, espetáculos virtuais e uma programação artística pensada não apenas como um festejo, mas como uma reflexão de que estamos em busca da cura e da nossa saúde mental. Tudo para manter a magia do natal de uma forma criativa e cuidadora de si e dos outros.  

Veja as programações dos maiores eventos dedicados ao Natal no Brasil em www.sonhodenatal.com.br e www.natalluzdegramado.com.br .

 

X